castraÇÂo

O que É a CastraÇÃo

Castração é o nome que damos para o procedimento de esterilização de animais machos e fêmeas, que faz com que eles não tenham mais filhotes. Além de diminuir o número de animais que são abandonados na rua, o procedimento ainda faz com que eles vivam mais e melhor, evitando doenças como tumor de mamas e próstata, agressividade descontrolada, marcação de território com urina, entre muitos outros.

 

A TÉCNICA UTILIZADA

Todos os procedimentos realizados pela CEPRA são feitos por profissionais, utilizando técnicas muito efetivas e seguras.

Veja como são feitos os procedimentos:

Machos – A cirurgia de castração dos machos é bastante simples e pode ser realizada em cães e gatos a partir de 4 meses de idade. Depois de anestesiado e preparado para a cirurgia, o médico veterinário faz uma pequena incisão na bolsa escrotal para retirar os testículos. Depois de passado o efeito da anestesia, seu amiguinho já pode voltar a ter uma vida normal, sem precisar de cuidados específicos.

Para prevenir qualquer tipo de infecção é aplicada uma dose de antibiótico por via subcutânea (abaixo da pele).

Fêmeas – Para as fêmeas, a cirurgia é um pouco mais delicada, porque os órgãos reprodutores estão dentro do abdomen. No procedimento de castração da fêmea, tanto o útero quanto os ovários são retirados, o que faz com que a cadelinha não entre mais no cio (aquele sangramento que acontece duas vezes por ano, para de acontecer) ou tenha mais filhotes. Para este procedimento, a CEPRA utiliza a técnica da pinça. Através de um pequeno corte no abdomen, o ovário é alcançado e tracionado com a ajuda desta pinça. Assim a ligadura é feita de forma rápida e com baixo risco de contaminação.

 

 

VANTAGENS DA CASTRAÇÃO

Além da diminuição do número de filhotes que acabam nas ruas, a castração ainda deixa seu bichinho mais saudável.
Quando as fêmeas são castradas antes do primeiro cio, a chance de desenvolver câncer de mama chega quase a zero. Outras doenças do sistema reprodutor como a gravidez psicológica também são evitadas.
Para os machos, o risco de terem doenças de próstata, testículos e do trato urinário é diminuído, assim como as brigas e escapadinhas para irem atrás das fêmeas no cio.

Veja outras vantagens da castração:
- Diminui os latidos e miados ocasionados pelo cio;
- Diminui o hábito de marcar território através da urina;
- Diminui o risco de câncer dos órgãos genitais;

 

 

CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS

Antes de passar pelo procedimento de esterilização, o animalzinho deve passar por alguns cuidados. De preferência, deve estar bem de saúde, sem nenhuma doença grave e em bom estado nutricional. Ele deve estar em jejum de alimentos e água por 8 horas antes da cirurgia.

 

CUIDADOS PÓS- OPERATÓRIOS

Depois da cirurgia, a região da cirurgia deve sempre ser mantida limpa e tratada.

Você deve seguir exatamente a orientação dada pelo médico veterinário da CEPRA.

Você ainda tem alguma dúvida? Pergunte para a CEPRA